terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sesan: concursados e contratados farão manifestação de protesto

A Associação dos Concursados do Pará realiza nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um ato de protesto para cobrar agilidade nas convocações dos aprovados no Concurso Público 001/2012, promovido pela Secretaria Municipal de Saneamento de Belém – SESAN. Na última convocação feita pela Secretaria, poucos aprovados foram contemplados.
Participarão também da manifestação, cerca de 600 garis, recentemente demitidos da Secretaria, em decorrência do fim da validade de contrato temporário. Os garis reivindicam à SESAN novo contrato de trabalho.
Após a demissão, em dezembro de 2013, a maior parte deles chegou a contratada por diversas empresas prestadoras de servido de limpeza pública, para atuar nas feiras, em varrição de ruas e raspagem de valas.
No entanto, os que foram contratados pela ODB Perdigão da Silva ME, empresa de comércio varejista de materiais de construção em geral, desde 03/04/2012, com sede em Abaetetuba-Pa, tiveram as suas carteiras de trabalho recolhidas duas semanas após a contratação, mas até hoje não foram assinadas. E os trabalhadores que pediram o documento para verificação foram demitidos, com as carteiras em branco, sem direito a questionar os motivos do afastamento e do não preenchimento da carteira. Além do mais, os vales transportes não são repassados aos funcionários há dois meses, mesmo tendo os trabalhadores sofrido descontos referentes ao benefício.
Os garis denunciam também que o responsável pela ODB Perdigão da Silva ME, de prenome Joaquim, que costuma tratá-los com grosseria e ameaças, não lhes repassa equipamentos de proteção individuais (EPI), nem uniformes de trabalho.
A manifestação ocorrerá às 9 horas da manhã, em frente ao Departamento de Resíduos Sólidos – DRES, localizado na Avenida Alcindo Cacela, Bairro da Cremação, em Belém.

Nenhum comentário: