sábado, 22 de março de 2014

Sespa desmente Sead e concursados correm atrás dos seus direitos


A Associação dos Concursados do Pará realizou, na manhã desta sexta-feira (21), um ato de protesto em frente à Secretaria de Estado de Administração – SEAD, com o objetivo de cobrar a lista de nomeações de aprovados no Concurso Público C-153, realizado em 2010 pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA, com data de validade a vencer no próximo dia 22 de abril.
A lista havia sido prometida pela secretária Alice Viana, em reunião realizada no dia 10 de fevereiro deste ano. 
Os concursados foram recebidos pelo assessor de comunicação social da SEAD, Renan Malato, que garantiu não ter ainda recebido solicitação de nomeações da SESPA.
O grupo se dirigiu, então, até o gabinete de Hélio Franco, secretário estadual de Saúde, onde foram informados que o documento já havia sido protocolado na SEAD.
Indignados, os concursados decidiram abordar o governador Simão Jatene, em ocasião ainda a ser definida pela Asconpa.
O concurso C-153 aprovou 4.613 concursados no cadastro reserva, dos quais 1.244 de nível superior, 1.128 de nível médio e 2.241 de nível fundamental. Mas, passados quatro anos, apenas 519 candidatos foram nomeados.
“É incompreensível a indiferença do governador Simão Jatene com esse enorme contingente de pessoas legitimamente aprovados em concurso público, especialmente porque atualmente o Estado possui cerca de 15 mil servidores temporários, 2.700 comissionados e um incontável número de terceirizados, admitidos através de dezenas de empresas contratadas para esse fim”, reclamou o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, que esteve a frente da manifestação.
Em nota, enviada a imprensa, a SEAD repete a informação de que desde que Jatene assumiu o cargo já teriam sido nomeados “mais de 12 mil candidatos aprovados em concursos públicos remanescentes e em concursos realizados por esta gestão”. No entanto, não reconhece que todas essas nomeações somente foram possíveis porque os próprios concursados, através da Asconpa, as reivindicaram, com manifestações de protesto e ações judiciais.
E, para não nomear os concursados, Alice Viana se defende alegando que o Concurso Público C-153 foi realizado para formar cadastro de reserva. Como se os aprovados não tivessem sido legalmente selecionados, através de concurso público, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal de 88.
A data de um novo ato de protesto será decidido pela Asconpa e ocorrerá diante do governador do Estado Simão Jatene.

11 comentários:

Anônimo disse...

so matando a secretaria alice viana e outro secretario asumir nos teremos nossa nomeacao.e inacreditavel o q realmente esta acontecendo com esse povo q studou e passou por merito legal nesse concurso e q pela inrresponsabilidade dela alice nos sofremos se idgnamos sabendo q ha vagas disponivel passamos em primeiras colocacoes e e negado o direito q temos.e lamentavel.ate quando isso.

Anônimo disse...

Os agentes de portaria é que deveria ficar na portaria recebendo as pessoas para assim orientar melhor os usuários do serviço público. Mais não o governo prefere contratar uma empresa terceirizada para ficar " na recepção e vigilância" pagando milhões para um empresário enriquecerais. Um vigilante 24 h custa pro Estado uma faixa de 15 mil reais mensais, imaginem os milhares de vigilantes que a SESPA possui. Já um agente de portaria custa 1.200 reais, incluso alimentação e transporte.
Governo respeite o dinheiro público e nomeie os AGENTES DE PORTARIAS, a final vagas na SESPA existem e estão vagas.

Anônimo disse...

por que o Helio franco nao deu pra asconpa uma copia dos pedido q foi protocolado na sead.ate quando vamos ter q esperar.parabens a todos q participaro da manifestacao.

Anônimo disse...

nessa manifestacao com o governador temos q avisar o pessoa pra levar o numero maior d gente possivel.e so vamos sair quando ele assumir um compromisso d nomeacao d mil concursados.vamos

Anônimo disse...

pessoal vamos participar das manifestacao agora stamos a menos d um mes pra esse pesadelo acabar.

Anônimo disse...

leiam com atenção e depois indignem-se:
Ontem 23.03 saiu no liberal caderno I, uma entrevista com o secretario de saúde no qual ele afirma " gabriel,abelardo e os demais que precisarem serão adms. pela "OS"

Essa afirmação gera em nós, concursados, que estamos sendo lesados em nosso direito constitucional, um sentimento muito grande de revolta em saber que esta falta de respeito ainda é justificada de tal modo que faça com que as pessoas acreditem que a OS é o melhor caminho.

É vergonhoso Dr Hélio, espero que um dia seus filhos, netos e tataranetos possam passam pelo que estamos passando .... lesados, enganados, desrespeitados!

Otimista da Silva disse...

Gente não há vitória sem luta, sem a participação em massa de todos os aprovados, infelizmente as pessoas não estão comparecendo nas manifestações, assim nosso movimento enfraquece, não podemos fazer pressão com mínimo de concursados, portanto fiquem atentos na próxima manifestação vamos cobrar e denunciar esse governo tucano medíocre que nos faz e nos obriga a ir pras ruas , se submeter a "humilhaçoes" pra conseguir nosso tão sonhado emprego. Será a ULTIMA chamada é tudo ou nada. Levem cartazes, faixas... vamos exigir que esses representantes do governo nos recebam e que nos dê a garantia de CONVOCACAO. Aguardamos todos.

Anônimo disse...

O Ministério Público tem o dever de pedir para o Sr. Secretario de Saúde e a Sead a Quantidade de pessoas trabalhando com contrato temporário. A SESPA não nomeou sequer 20% do concurso 153, preferiu usar os contratos temporários porque estes eles podem manipular, tenho certeza que a maioria que esta nesta secretaria e oriundo dos partidos políticos que apoiaram o PSDB. Uma vergonha em se tratando de compromisso legal com os que passaram neste concurso. O 1º CRS, o maior de todos não chamou 50 concursados. Podemos entrar com mandado de segurança coletivo ? Enquanto lutamos por nossas vagas a filha do secretario de saúde, que diz que é concursada da SESPA, foi remanejada para a FUNTELPA para trabalhar no MARKETING, o nome Tatiana Paes Barreto. Pergunto o que uma secretaria de saúde tem a ver com uma secretaria de comunicação? Vamos exigir nossa nomeação através de mandado de segurança coletivo.Tenho certeza que tal como a FUNTELPA, a secretaria de saúde do estado esta cheia de temporário, não existe nem um interesse do estado que não viva esta realidade. Nestes órgãos são contados os concursados por setor. Quanto as OS, será o fim dos efetivos assim como o Sr. Simão Jatene quer. Ainda tem irregularidade muito mais séria que vocês possam imaginar.

miguel disse...

e lamentavel como disse o diretor do hospital regional d cameta.hoje o hospital precisa no mínimo d mais tres técnico em radiologia más a sead so liberou a nomeacao d um e eu q passei em segundo lugar vou ter q ver motorista a continuar fazendo exames ate passar um año da validade do concurso pra eles contratare outro técnico.onde está nosso direito?

miguel disse...

pessoal e inacreditavel desde 2010 ate hoje o hospital regional d cameta fez sete solicitacao pra nomear técnico em radiilogia e nao cinseguiu porque tem dois q passaro no c153 por outro lado bastou um pedido pra tec em laboratoria q foi contratado com 30días enfim fica explícito o desejo dos atuais governante so Nao entendo q o MP parece q Nao v nada Nao sabe d nada.por que será?

Anônimo disse...

nessa luta!tem que aumentar o numero de manifestantes!gente vamos com tudo!Percebi que muitos colegas já encontram sem esperanças, desacreditados e sem força pra lutar!No mundo vão tentar tirar o seu valor! Há algo em vc que ninguem vai tirar é a fé pra proseguir e sonhar!para vencer, é preciso refletir e então agir...COMO UM VENCEDOR!