quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sespa C-153: a luta continua


Não obstante a pequena quantidade de nomeações de candidatos aprovados no Concurso Público C-153, promovido em 2010, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA, ninguém duvida que, sem a insistente luta travada pela Associação dos Concursados do Pará, o número de convocações teria sido bem menor. Com muita luta, cerca de 700 nomeações foram efetuadas durante os quatro anos da validade do concurso.
Certamente, grande parte dos nomeados sequer soube do empenho da Asconpa em forçar o governo a garantir o direito adquirido pelo candidato. No entanto, os que participaram da luta, puderam testemunhar todo o nosso esforço, realizado através de incontáveis reuniões com secretários estaduais de Saúde e de Administração, promotores (MPE) e procuradores (MPT), dezenas de manifestações de protesto para denunciar improbidades que impediam as nomeações dos concursados, além de mandados de segurança impetrados no Tribunal de Justiça do Estado - TJE-PA.
A luta para garantir as nomeações dos aprovados neste certame, teve início logo no ano seguinte a sua homologação, quando o governador Simão Jatene, pressionado por uma decisão judicial, em mandado de segurança impetrado pela Asconpa, autorizou a convocação 73 concursados, conforme registrado em nosso Blog dos Concursados.
Concebido, de forma equivocada, em abril de 2010, na administração da ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), o concurso C-153 foi promovido apenas para cadastro de reserva, quando o correto seria prever quantidade mínima de vagas, de acordo com necessidade de novos servidores para o órgão.
Ao todo, 4.605 candidatos foram legitimamente aprovados, em 25 cargos, entre os quais, Enfermeiro, Sociólogo, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Administrador, Técnico em Enfermagem, Assistente Social e Agentes de Portaria, para lotação no Nível Central (Belém), nos hospitais regionais de Salinópolis, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Cametá e Abelardo Santos, em Icoaraci e em 12 centros regionais de Saúde (1º CRS-Belém, 2º CRS-Santa Isabel do Pará, 3º CRS-Castanhal, 4º CRS-Capanema, 5º CRS-São Miguel do Guamá, 6º CRS-Barcarena, 8º CRS-Breves, 9º CRS-Santarém, 10º CRS-Altamira, 11º-Marabá, 12º-Conceição do Araguaia e 13º CRS-Cametá).
Nestes três anos de constante luta, pudemos denunciar o governo por prática de desvio de função, pela existência de centenas de contratações irregulares de temporários, para vagas destinadas aos concursados, comprovando com as nossas denúncias, não apenas a necessidade de novos servidores, como também o evidente desinteresse da administração com serviços públicos de Saúde.
Apesar do encerramento da validade do concurso, ocorrido no dia 22 de abril deste ano, três candidatos, aprovados para o 9º CRS-Santarém e para o Nível Central em Belém conseguiram as suas nomeações, através e mandado de segurança.
No mês de junho deste ano, a Asconpa ajuizará ação civil contra o Estado, cobrando mais nomeações para os aprovados no Concurso Público C-153.

13 comentários:

Anônimo disse...

QUERO LEMBRAR A ASCONPA QUE O CONCURSO PÚBLICO CAP.2012.001.PMA DE ANANINDEUA ESTÁ COM PRAZO PARA TERMINAR EM JULHO QUANDO COMPLETA 2 ANOS DE SUA VALIDADE. ESPERO QUE A ASCONPA FIQUE LIGADO PARA LUTAR ESTENDER ESSE PRAZO POR MAIS 2 ANOS PORQUE A LUTA TÊM QUE CONTINUAR ATÉ QUE TODOS OS APROVADOS SEJAM NOMEADOS, PORQUE ESSE CONCURSO NÃO FOI PARA CADASTRO DE RESERVA. E PEDIR QUE TODOS QUE FORAM CLASSIFICADOS FAZER O MESMO VAMOS LUTAR, PARTICIPAR DAS REUNIÕES, JUNTOS CONSEGUIREMOS.

Anônimo disse...

Ainda tenho tempo de impetrar mandato de segurança. Só quero saber se posso Emilio, preciso desta resposta, fico no aguardo, sei que vc não irá me ingnorar.

Anônimo disse...

PESSOAL, DEIXEM DE SER MOLES... LUTEM PELOS DIREITOS DE VOCES... A ASCONPA NÃO É ÓRGÃO PÚBLICO QUE TEM QUE FAZER O QUE VCS QUEREM.
PROCUREM A ASCONPA E LUTEM JUNTOS COM ELA.
O NOSSO CONCURSO DA SESPA TEVE APOIO DA ASCONPA PORQUE A GENTE PROCURAVA ELES E NÃO ERA SÓ UM QUE IA NÃO...
LUTEM E DEIXEM DE COBRAR DOS OUTROS QUE LUTEM POR VCS

Anônimo disse...

saiu nomeação dia 16 abril de 2014, mas até momento não foi enviado nenhum telegrama, informado os nomeados.
Dizem que eles tem 30 dias para o fazer,mas o medo é que não o faça, já que tudo feito por essa gestão é feito de ma fé.

Anônimo disse...

saiu nomeação dia 16 abril de 2014, mas até momento não foi enviado nenhum telegrama, informado os nomeados.
Dizem que eles tem 30 dias para o fazer,mas o medo é que não o faça, já que tudo feito por essa gestão é feito de ma fé.

Anônimo disse...

Meu amigo boa tarde! A ASCONPA ja fez de tudo por nós do c 153, agora é com os concursados que foram nomeados, já que a carta não chegou em sua residencia, vá até a SEAD e adquira a 2ª via, pois assim eu resolvi minha situação. BOA SORTE.

Maria Pinheiro disse...

Vamos lá pessoal. se ainda existe alguém querendo sua vaga, temos que agir temos pouco tempo. Atenção agentes administrativos, vamos nos unir para garantir nossas vaga, não interessa a classificação, pelo menos cinco que tiverem interesse, em conquistar sua vaga por favor se mobilize, eu estou nesta, e você, quer ou não, sua vaga ?
Sou do 1º CRS, vamos lá pessoal.

Anônimo disse...

Cara Maria Pinheiro, sou do cargo de agente administrativo do 13°CRS Cametá, tenho muito interesse na vaga, gostaria de entrar em contato com você pra trocar informações...

Anônimo disse...

A resposta que daremos ao sr. Jatene será nas urnas caros colegas concursados do C 153 e demais, pois nossa luta de 4 anos não foi em vão, ainda podemos fazer algo de bom por esse estado, retirando de uma vez por todas o PSDB e seus aliados deste querido Pará, vamos à luta.

Anônimo disse...

Pessoal agora o unico jeito é provar que os nomeados desistiram de suas vagas, a internet esta ai pra isso, nao se acomodem o prazo e de 120 dias apos o termino da validade do concurso.
Boa sorte a todos

Anônimo disse...

Oi ainda tem tempo de entra com o mandato de segurança no concurso da sespa ????

Anônimo disse...

Oi ainda posso entrar com o mandato de segurança pra este concurso sespa? Se poder como faço ? Me respondam por favor.

Anônimo disse...

gostaria de saber como fica hoje a situaçao nossa. que fomos aprovafos e classificados hoje