sábado, 30 de agosto de 2014

MPE: deputados aprovam projeto que cria 206 cargos comissionados

O que já era esperado, aconteceu.
No último dia 26 de agosto, a maioria dos deputados estaduais, sob o comando do deputado Márcio Miranda (DEM), votaram a favor do projeto de Lei que cria 206 novos cargos comissionados no Ministério Público do Estado. Apenas dois deputados votaram contra: Edmilson Rodrigues e Augusto Pantoja.
O projeto é mais uma agressão, patrocinada pelo governador Simão Jatene (PSDB), ao princípio da moralidade pública, previsto da Constituição Federal. A primeira delas, ocorreu imediatamente após a posse de Jatene em 2011, quando aumentou o tempo de permanência de servidores temporários na administração pública estadual, de um para dois anos.
Com a aprovação desta lei, o MPE, em vez de fazer um novo concurso público (que obviamente garantiria para toda a população interessada em concorrer a uma vaga de servidor efetivo do órgão), passa a ter o poder de contratar pessoas indicadas por políticos ligados ao partido do governador, aumentando assim o tamanho do curral eleitoral formado por funcionários comissionados e comprometendo o orçamento da instituição.
O autor deste projeto de lei indecente é o procurador-geral de Justiça, Marco Antônio Ferreira das Neves, que, segundo se comenta nos bastidores, já garantiu, para cada um dos deputados que votaram a favor, o direito de indicar cabos eleitorais.
A Associação dos Concursados do Pará em repúdio ao projeto e, em apoio direto à Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará (Asmip) e ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará (Sisemppa) participará, no próximo dia 3 de setembro (quarta-feira), às 10 horas da manhã, de um protesto em frente à ALEPA, quando o projeto será novamente votado, agora em Segundo Turno.

Nenhum comentário: