segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Servidores concursados denunciam más condições de trabalho e assédio moral na SESMA

A Associação dos Concursados do Pará protocolará no Ministério Público do Estado (MPE), pedido para que sejam averiguadas denuncias feitas por um grupo de servidores concursados da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), lotados no Departamento de Regulação, o DERE, localizado na Travessa das Mercês, entre 25 de Setembro e Almirante Barroso.
Os concursados, que, temendo represálias, pedem para não serem identificados, denunciam más condições de trabalho e assédio moral, praticado pela diretora do setor, Ana Conceição Bezerra, a quem consideram arrogante, impaciente, exigente e de que, constantemente, abusa de autoridade com os funcionários.
Na denúncia, consta ainda que as autorizações de exames de alta de complexidade, entre as quais ressonâncias magnéticas, cintilografias, tomografias, ecocardiogramas e biópsias, além de consultas com especialistas, como as neurológicas, são feitas reservadamente por uma assessora da direção, que estaria naquele departamento apenas para facilitar o atendimento proveniente de pedidos de políticos e autoridades ligadas ao PSDB, o partido do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
A recepção do setor para atendimento do usuário é um cubículo sem ventilação, o local de trabalho dos servidores é úmido e sem iluminação adequada, causando constantes problemas de saúde como micose de pele e inflamação na garganta dos funcionários.
O DERE possui ao todo 16 médicos, todos lotados no Serviço de Alta Complexidade, com carga horária de quatro horas diárias. No entanto, estes médicos raramente comparecem para desempenharem as suas funções, o que ocorre geralmente nos dias 12 e 13 do mês, quando eles assinam o livro de ponto para o mês inteiro. Nos outros dias do mês, não se vê nenhum médico no departamento. Entre eles está Clarisse, médica, cunhada da diretora Ana Conceição.
Denunciam ainda os servidores que o vereador Wanderlan Quaresma (PMDB) é um dos beneficiados por essa política de descaso com a população. Wanderlan recebe grande demanda de autorizações de serviços de média complexidade para serem feitos em sua própria clínica, localizada na Travessa Humaitá.
Todos estes exames, aliás, bem poderiam ser feitos nos laboratórios da rede pública, como Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Betina Ferro e Hospital de Clínicas Gaspar Viana.
Ainda segundo as denúncias, o vereador costuma comparecer pessoalmente na sala de autorizações para pedir aos funcionários que encaminhem os exames para a sua clínica.
E, quando os exames são solicitados pela população, nas unidades de Saúde do Jurunas e Cremação, uma funcionária chamada Marília, troca as autorizações, quando estas são encaminhadas para outros laboratórios, e as encaminha para a clinica do vereador.
Via de regra, as autorizações são feitas através de entrada no protocolo, mas os políticos conseguem furara fila.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que absurdo, é muita sujeira que ocorre no serviço público, esse doutor Wanderlan, age de má fé. Ainda que ser Deputado, misericórdia.

Anônimo disse...

Gente essa SESMA é uma vergonha, sofremos assedio moral e ninguém faz nada, já fizemos inumeras denuncias, que nunca dão e nada, e esses politicos safados ainda assediam agente para piorar.

Sílvia Costa disse...

Por favor, gostaria de saber se o concurso da Sesma foi prorrogado. Obrigada!

Anônimo disse...

Tem muita coisa para se mostrar da SESMA, os servidores contratados estão calados. Na unidade da CDP (Paraiso dos Pássaros tá uma imundice0 o Zenaldo foi lá e não fez nada. A diretora nuca aparece no posto. Tá fazenda CAMPANHA OBRIGADO PELO GOVERNO.