domingo, 18 de janeiro de 2015

Asconpa denunciará excesso de contratações no Estado e Prefeitura de Belém

A Associação dos Concursados do Pará, protocola, nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, junto à Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, do Ministério Público do Estado (MPE), pedido para que sejam averiguadas as excessivas contratações de temporários e terceirizados em órgãos da administração pública estadual e Prefeitura de Belém. A maioria das contratações são publicadas no Diário Oficial do Estado.
Somente na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), de julho a dezembro de 2014, cerca de 3 mil servidores ingressam sem concurso público, em diversos cargos, como Professor, Pedagogo, Assistente Administrativo. O mesmo tem ocorrido em todos os órgãos da administração pública estadual e municipal, entre os quais Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).
O último certame para cargos administrativos na Secretaria de Educação foi realizado em 2008. Apesar de terem sido todos os aprovados nomeados, devido às más condições de trabalho e baixa remuneração, grande parte dos concursados renunciariam aos cargos.
Segundo o presidente da entidade José Emilio Almeida, "as contratações são feitas principalmente para atender a pedidos de empregos para cabos eleitorais de políticos da base aliada do governador do Estado, Simão Jatene e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho".
Ainda segundo Emilio "somadas as contratações feitas apenas para a SEDUC, que ultrapassam a 3 mil, e SESPA, já justificaria a imediata realização de novos concursos públicos para cargos de níveis superior, médio e fundamental".
"Reivindicaremos ao MPE que promova um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com as mesmas características do que foi assinado 2005, quando o governo do Estado, foi obrigado a realizar dezenas de concursos públicos, garantindo à população o direito de concorrer à uma vaga como servidor público em órgãos da administração estadual", completa o presidente da Asconpa.

9 comentários:

Anônimo disse...

SÓ NO HEMOPA EXISTEM MAIS DE 100 AGENTES DE ADMINISTRAÇÃO CONTRATADO POR INDICAÇÃO POLÍTICA.

NA FASEPA MAIS DE 80% DOS MONITORES SÃO CONTRATADOS E A MAIORIA DOS ASSISTENTES SOCIAIS TAMBÉM SÃO CONTRATADOS.

NA SUSIPE TODOS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS SÃO CONTRATADOS.

ISSO SIM É VERGONHOSO EO MPE e TJE AINDA NÃO FIZERAM ABSOLUTAMENTE NADA. QUE VERGONHA.

Concurso já.

Para ser promotor ou juiz o servidor tem que entrar pela janela é.

MP, TJE cadê vocês para acabar com essa imoralidade no Pará.

Vamos acabar com tanta irregularidades e roubalheiras no Brasil.

Quer ser servidor público temporário, simples ESTUDE.

Prof. Esperança disse...

A mesada do M.P tá em jogo,vocês acham que esses promotores vão cobrar ou morder a mão de quem todo mês deposita na caixinha dos Promotores ! Fala sério Emílio.....

Anônimo disse...

Lá na FASEPA basta VC levar uma carta de um político que VC é contratado como monitor. A maioria é contratado, inclusive o novo presidente Simão Basto ta recebendo cartas para colocar novos temporários.

Monitor, motorista, AGENTES de portaria e arte praticas assim como tec. Social.
Tudo contratado, mais de 300 eo concurso, até agora nada.

Governador mais de 6 anos e nada de concurso para MONITOR. que absurdo para essa função é necessário concurso para investir no servidor.

Ministério Publico mostre pra que você foi criado.

TJE cobre providencias do governo do Pará.

Anônimo disse...

Na SEDUC existem mais de 500 assistentes administração contratados como serventes, tudo em desvio de função. Que absurdo governador Jatene.

Concurso Já para educação, o Helenilson ta querendo colocar todos os CABOS eleitorais dele na SEDUC ta tendo até briga para ser logo contratado para o ano de 2015.

Alô, Alô Ministerio Publico e os concursos que vocês já cobraram e até agora nada.

Concurso Já para o governo do Estado do Pará.

Anônimo disse...

Na FASEPA dos 257 MONITORES que ali desempenham suas funções 160 são concursados e 97 monitores contratados por carta de políticos a cabos eleitorais.

Eo CONCURSO público MP, TJE e governador Jatene.

A fonte da pesquisa é o portal da transparência do governo do Pará.

Que absurdo, ainda tem 18 assistentes sociais contratados.

CONCURSO JÁ para a FASEPA.

isso sim é correto.

Na SUSIPE TODOS OS AGENTES PRISIONAIS SÃO CONTRATADOS, verdadeiro cabide de emprego.
E ninguém faz nada pra acabar com essa festa.

Anônimo disse...

Se isso for verdade que estar acontecendo no MP, quero expressar quão grande é meu arrependimento de ter machado nas ruas a favor da não diminuição do poder do ministério público.
Pois ainda acredito q ele ainda fiscaliza e cobra o Estado a fazer o certo.

Anônimo disse...

Emilio fica de olho aberto!! Pois s SEAS vai contratar servidores temporarios (cabide de emprego do Jatene) publica ai!!!!! Eles têm que realizar um novo concurso publico urgente!!!!

Anônimo disse...

ESSE ZENALDO E O MARCO AURELIO SAFADO TEM QUE CHAMAR LOGO O RESTO DOS APROVADOS DA SECON 2012!!!


NOMEAÇÃO JÁ!!!!

Anônimo disse...

O Ministério Público parece que não fiscaliza mais o governo, porque será? Que vergonha todos vendidos, em troca de cargo públicos e outros favores. Que vergonha. E ainda ficamos ao lado dele quando iam tirar o poder dele pra que.

Se ministerio público não atua na sua função infelizmente deve ser extinto.
Espero estar enganado, vou esperar a mídia pública algo sobre essa imoralidades de tantos temporários e a abertura de concurso, devido o MP ter cobrado.