quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Asconpa denunciará ameaças e assédio moral sofridas por novos concursados

O presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, pedirá ao Ministério Público do Estado, que averigue a prática de assédio moral e perseguições a servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que recentemente tomaram posse em escolas de Belém.
A prática vem sendo denunciada à Asconpa por diversos concursados recém nomeados na Semec e estariam sendo executadas por servidores comissionados, os quais defendem abertamente a permanência de temporários e terceirizados no órgão.
Em uma das denúncias, consta que o responsável por um centro comunitário, no Parque Guajará, próximo à Escola Municipal Ayrton Senna, estaria ameaçando os novos servidores concursados, sob a alegação de que os mesmos estariam ocupando vagas prometidas pelo próprio prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aos seus eleitores que moram em áreas próximas às unidades de ensino da Prefeitura.
Entre os cargos reservados aos cabos eleitorais de Zenaldo, estão os de Apoio Operacional, Agente de Serviços Gerais e Assistente Administrativos, cargos que exigem níveis escolares fundamental e médio e que se encontram no bojo de cargos que Zenaldo pretende excluir do quadro de efetivos da Prefeitura, visando garantir as vagas para seus eleitores. No entanto, além destes cargos, estão também os de direção de escola, Professor e Coordenador Pedagógico, todos de nível superior.
Os novos servidores efetivos da Semec foram aprovados no Concurso Público 001/2012, promovido pela Prefeitura de Belém, que ofertou 1187 vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. A maioria está sendo nomeada através de decisões da Justiça, que constatou a existência de temporários e terceirizados ocupando vagas destinadas aos concursados.

6 comentários:

Jediel Paiva Veras disse...

Que pena que na nossa política ainda existem espaço para essas politicagem medíocre.

Jediel Paiva Veras disse...

Que política é essa que ainda permeia no Brasil?

X9 disse...

É a política do PSDB

X9 disse...

É a política do PSDB

Anônimo disse...

Zenaldo encaminha projeto excluindo 49 cargos da administracao publica municipal. Se esse projeto de lei sair vc que está em estágio probatório vc simplesmente vai ser exonerado. Porque o estágio probatório não garante ninguém no cargo.

BRUNO disse...

FUI APROVADO E CLASSIFICADO NO CONCURSO DA SECON. OBSERVEI NI DIÁRIO QUE ALGUNS CANDIDATOS JÁ FORAM NOMEADOS VIA JUSTIÇA. A ASSOCIAÇÃO PODE ME AJUDAR DE COMO PROCEDER NESTE CASO?