segunda-feira, 13 de março de 2017

Asconpa vai à Justiça e às ruas contra anulação de concursos públicos


Em recente entrevista a um programa jornalístico de televisão, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), para justificar a negativa em nomear concursados e explicar o porque estava realizando processos seletivos simplificados (PSS), em vez de concursos públicos, em órgãos da administração pública estadual, disse que, em tempo de crise econômica, prefere "contratar servidores temporários e terceirizados, uma vez que são mais fáceis de serem demitidos, já que os concursados possuem estabilidade e não podem ser exonerados".
A declaração de Jatene, além de revelar grande insensibilidade para com os trabalhadores, os quais contrata já pensando nas suas demissões, como se ali estivessem para servirem à sua família e não à população, demonstra também enorme desprezo ao que diz a Constituição Federal, especificamente no artigo 37, que trata da admissão de trabalhadores no serviço público.
As consequências da declaração irresponsável feita pelo governador serviu como um conselho a dezenas de prefeitos que passaram a pedir à Justiça a anulação de concursos públicos, promovidos pela administração anterior às suas. Nesta linha, estão os prefeitos de Capanema, Jacundá, Ipixuna, Terra Alta, Tailândia, Igarapé Açu e tantos outros que alegam irregularidades nos certames. Com isso, milhares de candidatos estão sofrendo a angústia da perda de um direito conquistado com muita luta e dedicação.
A Associação dos Concursados do Pará, através dos seus advogados, está dando apoio a esses concursados, ajuizando ações em que pedem a manutenção dos certames, assim como a nomeação dos aprovados.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "os pedidos de anulação de concursos públicos, não têm o menor cabimento e não serão a aceito sem luta. Quem quer anular concurso, quer apenas espaço na administração pública, para ocupar com contratação de cabos eleitorais. Estamos reagindo para garantir o direito dos aprovados".
Os interessados em contar com o apoio da Asconpa, devem enviar mensagem para o Whatsapp do presidente da associação, José Emílio Almeida, 91 981582198.
Após o contato, uma reunião será agendada para que os concursados conheçam a forma de atuação da Associação dos Concursados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um belo trabalho de militância assumido pela Associação dos Concursados. São quase dez anos abnegação de Emílio e outros abnegados revoltados com o cabide tucano neste Estado desgraçado pelos neoliberalismo sufocante. A luta continua contra a política suja do Jatene e a corja da curral empreguístico dos tucanos no Pará. Concurso público é a forma legítima e impessoal que muda a vida de pessoas, até então anônimas.