segunda-feira, 19 de março de 2012

Indignados, aprovados em concurso da Prefeitura de Belém, decidem protestar por nomeações

Cerca de 100 pessoas, aprovadas para o cargo de Agente de Serviços Urbanos, em processo seletivo, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, decidiram, em reunião ocorrida na noite desta segunda-feira, no auditório do Sintsep, realizar um ato de protesto para denunciar as irregularidades cometidas pela Prefeitura na convocação dos aprovados.
A manifestação ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 22 de março, às 10 horas da manhã, em frente à Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, na Avenida Nazaré, em Belém.
Além do protesto, a Associação dos Concursados do Pará, impetrará uma ação judicial, tendo como objeto a ausência de ampla publicidade na finalização do concurso.
A reunião, coordenada pelo presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, pela diretora do Sintsep, Neide Solimões e pela professora Silvia Letícia, da Associação Unidos Para Lutar, contou com o apoio do advogado sindical Virgílio Moura.
O Processo Seletivo 001/2012 ofertou 1.500 vagas, exigindo dos candidatos apenas o nível fundamental. As provas foram realizadas no dia 12 de fevereiro deste ano. No entanto, a Prefeitura não publicou o resultado em jornais de grande circulação da cidade, conforme previsto no artigo 15 do Edital do concurso.
Por esse motivo, pelo menos 600 candidatos perderam o prazo de apresentação dos documentos, sendo sumariamente eliminados pelos organizadores do certame.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emilio Almeida, "a Prefeitura de Belém está usando o edital do concurso apenas para eliminar pessoas legalmente aprovadas. Os organizadores do certame deveriam levar em conta as dificuldades que muitos concursados têm para acessar a Internet, para flexibilizar a data de apresentação dos documentos dos aprovados".
Ainda para o presidente da Asconpa "Sem dúvida que não houve ampla publicidade, que é uma garantia da Constituição Federal, caso contrário, todos os candidatos teriam a informação necessária para apresentarem no prazo os documentos admissionais".

3 comentários:

Anônimo disse...

Emilio sobre o cronograma de nomeação do Estado a secretaria de administração já deu alguma posição ?????

Anônimo disse...

Emilio, porque tu insiste em chamar de concurso público os processo seletivo promovido pela PMB? Sabes que são temporários, exceto os ACS/ACE o resto tudo é temporário.

Anônimo disse...

impedidas de assumir um concurso público (cargo professor), por estar grávida?
O Raio X, dos exames a ser realizado exigido para investidura do cargo do concurso da SEMEC. Sabemos que grávida não pode fazer, Então a perícia médica do concurso esta incapacitando as grávidas temporariamente (ou seja, só podem assumir o cargo de professor após a gravidez). Sabemos que judicialmente isto é ilegal, um dos motivos, uma vez que a candidata grávida não tomar posse, impede a posse de outros candidatos que estão na ordem de classificação do concurso abaixo dela, mas como podemos fazer para recorrer judicialmente?