quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sespa C-153: concursados correm contra o tempo e reúnem com secretários do governo

Os aprovados no Concurso Público C-153, promovido Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA participaram, na manhã desta quinta-feira (6), de duas importantes reuniões uma reunião com a secretária de Administração do Estado, Alice Viana.
Os concursados entregaram à secretária um documento reivindicando as nomeações de 3.588 candidatos aprovados no Cadastro Reserva do concurso, além de denunciarem contratações irregulares em diversos cargos, entre eles o de Enfermeiro.
Viana, por outro lado, apresentou planilha a qual demonstra que na SESPA apenas 317 temporários ocupam vagas de concursados, garantindo que os mesmos serão distratados e substituídos por aprovados no concurso C-153, antes do encerramento do certame, no dia 22 de abril.
Sem dar esperança de nomeações para todos os aprovados, sob a justificativa de que a Folha de Pagamento do Estado sofreria grande impacto, Alice Viana transferiu a responsabilidade de novas convocações para o secretário de Saúde do Estado, o médico Hélio Franco Junior, o qual "deverá justificar como fará o pagamento dos novos servidores", declaração que deixou a todos indignados.
Ao final da reunião, a secretária informou que na próxima semana terá um encontro com Hélio Franco, a quem pedirá que faça levantamento de necessidade de novas nomeações na SESPA, garantindo que no dia 10 de março entregará à Asconpa a relação completa dos concursados a serem convocados.
Da SEAD, os concursados se dirigiram até a SESPA, onde, em reunião com Hélio Franco, apresentaram pedido para que inclua, na relação que entregará à secretária de Administração, o quantitativo de concursados de acordo com os cargos vagos, levando em consideração a real necessidade de mais servidores nas unidades de Saúde da SESPA.
Franco garantiu que fará um levantamento minucioso para que o maior número de aprovados seja convocado.
Segundo dados fornecidos pela SEAD, a SESPA possui 11.312 cargos, dos quais apenas 5.821 estão ocupados, tanto por servidores concursados, quanto por temporários e estatuários não estáveis.
Os concursados reivindicam a convocação de 3.588 do total 5.461 cargos vagos, dos quais 105 assistentes sociais, 102 administradores, 151 enfermeiros, 120 fisioterapeutas, 12 fonoaudiólogos, 15 nutricionistas, 307 psicólogos, 27 sociólogos, 9 técnicos em Radiologia, 882 agentes administrativos e 1.858 agentes de Portaria.
Desde a homologação do concurso, em 2010, a SESPA nomeou apenas 617 concursados, dentre os quais 10 administradores, 46 assistentes sociais, 43 psicólogos, 2 sociólogos, 117 enfermeiros, 17 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogos, 13 nutricionistas, 3 técnicos em Radiologia, 211 agentes administrativos e 55 agentes de Portaria.
No dia 6 de março, os concursados se reúnem com a promotora Maria da Penha Buchacra Matos, a quem pedirão apoio da instituição para que o Governo do Estado nomeie, não apenas os concursados em substituição aos temporários, mas também para que os cargos vagos sejam preenchidos.
Clique para ampliar

19 comentários:

Anônimo disse...

O Leão do Norte, sempre na luta!

Anônimo disse...

Estou sabendo q essa safada nao iria nomear os concursados do c153 q Deus nos abencoe e nos conseda a noneacao.tec radiologia pro hospital regional de cameta hoje e um motorista q faz exames nos pacientes.

Anônimo disse...

Acho que a reunião com a Dra. Maria da Penha pode nos abrir uma porta e nos trazer muita expectativa boa quanto a nossa nomeação. Se todos fizerem uma corrente positiva e pedirem a Deus com fé iremos conseguir, pois ninguém tem mais poder do que ele. "A fé pode mover montanhas" Rosangela A.S

MARIA PINHEIRO disse...

Se realmente for feito levantamento de quantos temporários existem na SESPA, aparecerá as vagas para nomear concursados e ainda sobrará vaga para os temporários. Acho que a prioridade é a nomeação das pessoas que fizeram concurso. Sabemos que a SESPA é a maior secretaria e está cheia de temporários.

Anônimo disse...

Boa noite? Gostaria de saber se quando é feita uma nomeação de candidato e o mesmo não toma posse no cargo, então é tornado sem efeito a nomeação, certo!! Minha pergunta é se o próximo candidato a se chamado na classificação do concurso, tem direito a vaga no concurso no cargo vago? Agradecido!!!

Anônimo disse...

Na sespa de São Miguel do Guamá, foram nomeados oito candidatos e dois não tomaram posse nos respectivos cargos, e não foram nomeados mais dois candidatos na classifição do concurso para agente administrativo. Os próximos dois candidatos tem direito a vaga do concurso?

Anônimo disse...

Atencao pessoal q passaro no c153 da sespa q ficam em casa e nao fazem nada pela suas nomeacoes esses cargos vagos q a secretaria alice viana se refere serao prenxido todas e serao criados ainda mais pra ser ocupado por temporario depois q vencer o concurso.vamos lutar pelas nossas nomeacao isso e mentira o estado tem dinheiro sim e eles tem q nomear agente.

Anônimo disse...

Devido a demora das convocações estes 311 que serão convocados muitos não irão assumir. Pergunto: serão convocados outros da lista mesmo já terminado o prazo do certame?

Anônimo disse...

Anônimo disse ... Queria saber se nesta pauta da asconpa que consta 3.588 aprovados no cadastro de reserva, estão também os aprovados para o 2º CRS, em Santa Izabel do Pará, onde até hoje não saiu minha nomeação para o cargo de agente de portaria.

Anônimo disse...

O PSDB não perde por esperar, pois as eleições "já iniciaram" e certamente que esses 3.588 aprovados no cadastro de reservas se transformarão em votos diretos, mais diversos setores da sociedade paraense,sem contar com os parentes que acompanham o sofrimento desses quase 4 anos de luta e angústia que todos nós passamos, agora vai ser o grande momento da forra. FORA JATENE E PSDB DO ESTADO DO PARÁ !!!

Anônimo disse...

é amigo concordo com você. Somente aqui em casa são 8 votos e com certeza se essas nomeações não saírem vou começar minha campanha contra o PSDB. Aqui em casa e as parentadas também !

lucio disse...

Qualquee um q passou no concurso c153 pode participar da reuniao do dia 6? E q moro no interior vou fazee dispeza pra ir e quero participar.lucio

Anônimo disse...

Jatene desrespeita os concursados da sespa.
resposta sera nas urnas!!!!!

SAMARA disse...

Desses 317 cargos ocupados por temporários, quantos são de assistentes sociais?

Anônimo disse...

E quantos sao tecnicos em radiologia?

Anônimo disse...

ASCONPA EXISTE O NÚMEROS DE VAGAS NA SESPA SEGUNDO A FONTE DA SEAD, QUE VC PUBLICOU NA IMAGEM ACIMA.
COM ISSO GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENTRAR COM MANDATO DE SEGURANÇA EXIGINDO MINHA VAGA COMO AGENTE DE PORTARIA, UMA VEZ QUE ELA EXISTE E ESTAR VAGO. SE EXISTE O GOVERNO MANDA RECURSOS NO ORÇAMENTO DA SESPA.

POSSO IMPETRA MANDATO? COMO POSSO FAZER, SE A VAGA EXISTE VAMOS LUTAR TAMBÉM NA JUSTIÇA ANTES QUE O CONCURSO TERMINE.

Anônimo disse...

bom dia! sou de conceiçao do araguaia. aqui na minha cidade o hospital regional ta cheio de gente tomando minha vaga de agente de portaria.

Anônimo disse...


Só foram nomeados 23 psicólogos e não 43 como afirma a SEAD. E creio que esses números alterados sejam em todos os cargos. Portanto o total de chamados não é 617.

Unknown disse...

Como assim, amigo apenas 23 psicólogos nomeados? Quer dizer que foram convocados 43 e apenas assumiram 23, é isso?? Estou aguardando ansiosa. Estou na 57 colocação p Psicólogo, nível central Belém, e tive a informação que nomearão mais 10 psicólogos, ou seja no total de 53, será que morrerei na beira??
Viviany