segunda-feira, 7 de maio de 2018

Zenaldo tenta criminalizar na Justiça professores que denunciaram estado de abandono da Escola Bosque

Não satisfeito com as recorrentes denúncias de abandono e descaso com a Escola Bosque feitas por professores e alunos da instituição, mas também pela comunidade local, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), deu carta branca para que um grupo de assessores lotados na administração da escola, instaurassem um inquérito na Justiça, a partir de um Boletim de Ocorrência (BO), contra os professores concursados Nairo Bentes, Renata Aguiar e Dicleidson Costa.
Os três são acusados de terem, em outubro do ano passado, difamado, caluniado e injuriado a instituição, durante solenidade de formatura de alunos do ensino fundamental e médio da Casa Escola da Pesca.
Os professores negam a acusação e dizem que apenas responsabilizaram a direção da Escola, que investem cotidianamente no cerceamento de atividades pedagógicas no interior da escola.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "trata-se de evidente perseguição política, uma vez que, comprovadamente, a ação dos professores não teve ofensas, mas apenas críticas honestas e necessárias ao município e a direção da Escola, pelo descaso à Educação e pelas constantes tentativas de cerceamento do direito democrático de expressão".
Ainda para Emílio, "o objetivo de Zenaldo, através dos seus assessores, é calar os que se lhe opõem, para garantir que a situação de calamidade, o abandono e o despotismo, comum nesta desastrosa e corrupta administração municipal, siga sem maiores incômodos para a política dos tucanos em Belém".
Os professores concursados da Escola Bosque têm cumprido as suas atribuições funcionais, sendo alvo de admiração por pate dos alunos e da comunidade usuária dos serviços oferecidos pela instituição.
A atual perseguição aos professores teve início em outubro do ano passado, quando Zenaldo autorizou o envio da Guarda Municipal para tentar impedir a realização de um evento que debatia questões como diversidade, direito ao aborto, descriminalização das drogas, sexualidade, gênero, racismo e intolerância.
O evento ocorreu, mas sem a direção dos professores e alunos, responsáveis pela condução das palestras. Os mesmos foram forçadamente substituídos por assessores de Zenaldo que trataram dos assuntos conforme as conveniências dos políticos dos PSDB, gerando grande confusão entre os presentes.
Zenaldo Coutinho registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia e Icoaraci e instaurou Processo Administrativo Disciplinar contra os professores, sob a alegação de praticarem injúria, calúnia, agressão, e incitação ao anarquismo.
Um ato público em defesa dos professores, criminalizados pela gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, está sendo convocado para esta terça-feira, dia 8 de maio, às 9 horas da manhã. em frente à Vara do Juizado Especial Criminal de Icoaraci, localizado na Rua Manoel Barata n° 864, ao lado do Pronto Socorro.
A Associação dos Concursados do Pará se solidariza aos professores e convoca todos os demais servidores concursados do município a se fazerem presentes ao ato.

Nenhum comentário: