sábado, 19 de fevereiro de 2011

Concursados saem frustrados de reunião na Seduc

Frustração. Este foi o nosso sentimento após a reunião na tarde de ontem, 18/2, com o secretário de Educação Nilson Pinto, para tratar da nomeação dos aprovados nos certames promovidos pela Seduc. Atualmente, cerca de 3.200 pessoas, aprovadas nos concursos C-125, C-126 e C-130, homologados em 2008 e C-154, de 2010, esperam ser convocadas.
A reunião, que chegou a ser desmarcada poucas horas antes, com a justificativa de que o secretário de Educação havia sido “chamado às pressas” para uma reunião com o governador Simão Jatene, no Palácio dos Despachos, foi remarcada, quando já saíamos do prédio da Seduc.
Como apenas uma pequena comissão foi autorizada a entrar na sala do secretário, além dos dirigentes José Emilio Almeida e Thiago de Castro Barbosa, participaram da comissão, os professores Bráulio Uchoa e Alim Quadros e os técnicos em Educação Luciana Teixeira e Jones Pepes.
Ao iniciar a reunião, o secretário de Educação Nilson Pinto, que estava acompanhado do secretário de Gestão, Waldecir Costa e da Coordenadora de Recursos Humanos, Maria José Brígido, criticou a atuação da Asconpa, especialmente pela denúncia da contratação de 19 servidores temporários, ocorridas em janeiro, conforme publicado na edição nº 31.838 de 21/01/11, do DOE, justificando que as contratações foram feitas apenas para atender o serviço de call center do órgão no período de matrículas.
Se dizendo insatisfeito com a Associação dos Concursados, Nilson Pinto declarou que pessoalmente não reconhece a Asconpa como representante dos concursados e, irônico, perguntou ao presidente da associação se ele era candidato a vereador nas próximas eleições.
O presidente da Asconpa, José Emilio Almeida, iniciou sua fala dizendo que não estava ali para tratar de assuntos pessoais. Mas como representante legítimo de um grupo de quase 4.000 professores, técnicos em Educação, técnicos em Gestão, assistentes administrativos, serventes, merendeiras e vigias, que ainda faltam ser nomeadas em concursos realizados pela Secretaria de Educação. Por isso pediu ao secretário a imediata nomeação de todos.
Em seguida, Emilio apresentou denúncia de que havia uma estrutura montada na Secretaria de Educação, recebendo currículos para contratações de servidores temporários. 
O professor Bráulio Uchoa falou da existência 400 de servidores temporários, lotados no Sistema Modular de Ensino da Seduc (SOME), remanescentes do período eleitoral, quando foram contratados para apoiar a campanha de reeleição da ex-governadora Ana Júlia Carepa. O SOME está presente em aproximadamente 112 municípios e 465 localidades do Estado e tem hoje apenas 435 professores efetivos.
O professor Alim denunciou a existência de desvio de função nas escolas, onde professores são obrigados a lecionar mais de uma disciplina, para preencher a falta de profissionais. Para ilustrar a situação, citou como exemplo a 11° URE, para onde, em 2008, através do concurso C-125, o governo ofertou 27 vagas para professores de Física, para lotação no município de Santa Isabel do Pará. Como nenhum dos candidatos foi aprovado, em 2010 foi realizado o concurso C-154, que aprovou nove professores. Ocorre que, como até hoje não houve nomeação, para atender a demanda no município, professores de Matemática estão dando aulas de Física.
Os técnicos em Educação Luciana e Jones lamentaram que a Secretaria de Educação não considere como prioridades as nomeações dos técnicos em Educação, dada a importância dos pedagogos nas escolas.
Por fim, denunciamos contratações na Seduc de vigias, merendeiras e assistentes administrativos, através de empresas prestadoras de serviço de limpeza e conservação nas escolas, apesar de o governo dispor de uma imensa lista de concursados aprovados no Concurso C-130.
Retomando a palavra, o secretário culpou a baixa arrecadação do governo, para a não nomeação dos concursados. Já que, segundo ele, em 2007, a folha de pagamento da Seduc era de R$ 46 milhões, e pagava salário para apenas 33.000 servidores. Em 2010, o número de servidores aumentou para 40.000, mas a folha subiu para R$ 92 milhões.
Ao final da reunião, Nilson Pinto garantiu que, nos próximos meses serão nomeados "no mínimo" 500 professores. Disse também que a Seduc fará levantamento do total de concursados que pretende nomear, mas não os revelará à Asconpa. Os dados serão encaminhados à Sead que, após decidir quantos devem ser nomeados, fará divulgação no Diário Oficial do Estado.
Frustrados, saímos da reunião da mesma maneira como entramos. Sem a certeza das nomeações, sem dados, nem prazos oficiais. O mesmo já havia feito o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho e também a secretária de Administração, Alice Viana Monteiro.
Está claro que o governo do Estado entende as nomeações dos concursados como um problema sem solução. Se pudessem, invalidariam todos os resultados dos concursos e contratariam livremente servidores temporários.
Nada diferente da maneira como tratava a ex-governadora Ana Júlia Carepa, que, sem respeitar o direito das pessoas aprovadas nos concursos públicos, adiou o que pode as nomeações, transferindo o “problema” para a administração seguinte resolver.
Como toda ação provoca uma reação, já estamos agendando um novo ato de protesto para exigir nas ruas respeito aos nossos direitos.

13 comentários:

Fernanda disse...

Esta é a política do Estado do Pará, perniciosa. Está na hora de acordar gente! Chega de Barbalhos, Jatene, Ana Júlia, DUCIOMAAAR, esse ciclo vicioso que beneficia somente a "bola da vez". Pará terra de direitos VIOLADOS!!!! REVOLTANTE!!! Amo minha terra, mas ela precisa ser governada por gente DECENTE. Lastimável ter um Secretário de Educação como este, desânimo diante de uma profissão nobre.

Anônimo disse...

Parabéns rapazes, fizeram tudo certo. graças a luta de voces ainda tenho esperança na minha nomeação. Deus abençoe o Emilio e o Thiago Barbosa.

Anônimo disse...

Que bom que existe esta associação para nos representar... até pouco tempo ñ sabia q a asconpa existia... fui saber por colegas q me indicaram o blog, pois afinal fiz o concurso de 2010, C-154 pra professor de química, sei q um dia se Deus quiser vou ser nomeada... Agradeço a ASCONPA, emílio e thiago, dentre outros q ñ sei q nos representam nessas reuniões...

MARIA PINHEIRO BARBOSA disse...

Que feio Senhor Nilson Pinto,e olha que eu já vi o senhor bem mais humilde quando queria um cargo público,e não é verdade mesmo que o poder sobe à cabeça? pois é,e eu que depositava toda minha confiança em sua gestão,pensando que seria diferente das demais que passaram por está secretaria,que tristeza que será tudo como antes.Vou lhe dá uma idéia já que a folha de pagamento aumentou um absurdo,que tal tirar os que estão "ENCOSTADOS" vindos de governos anteriores e chamar os próprios concursados como temporários,porque assim também contaria tempo de serviço para nós e depois quando da efetivação,descontaria o tempo do estagio probatório,não seria uma boa idéia? Assim as secretarias conheceriam o trabalho dos concursados,com certeza iriam se surpreender pois estamos ansiosos por trabalhar,queremos nossas vagas.O interesse e o comprometimento de Emílio Almeida por nós é muito louvável,porque agora temos uma voz buscando àquilo que nos está sendo negado,principalmente por àqueles que deveriam dar exemplo de cumprimento da lei,interesses próprios são logo resolvidos,como a contratação de comissionados sem controle e isso parece não comprometer o orçamento tão destacado neste início de governo.O que está ocorrendo com a classe política? Temos que moralizar este país,este estado,acredito ainda que podemos esperar por dias melhores.Em primeiro lugar quero destacar aqui que o Emilio é um legítimo representante dos concursados e da asconpa,é através dele que temos força de lutar por nossos interesses e conseguir conquistas porque é uma luta coletiva,que tem força de ação e mais chance de ser ouvida.Se fazem pouco caso e até usam de ironia e ameaças contra uma comissão,imagine o que não fariam com um só reivindicador de direitos.Agora depois desta "RECEPÇÃO" do secretário para com os concursados vamos ser mais exigentes com que nos é devido,vamos procurar dentro da lei,tudo que temos direito.MARIA PINHEIRO BARBOSA,concursada da SEDES,SESPA,FUNTELPA e SEDUC.

Anônimo disse...

Valeu ASCONPA.
Valeu Emilio. E já que o Nilson sugeriu você na política, conte com o meu voto para vereador, prefeito, deputado e governador.

Anônimo disse...

Esse embate entre as duas forças concursados & governo estar a tornar-se uma verdadeira batalha desvaforavel aos representante dos concursados.Uma batalha desiquilibrada , talvez pior que na gestão anterior.Gostava de vê e ter o presidente da Asconpa como uma representante legal do povo, e não somente de uma categoria.Assim sendo poderiamos esperar no minimo uma rachadura a esse ciclo vicioso político .

Anônimo disse...

Emilio o secretario falou auguma coisa sobre essas empresas que eles querem contratar através delas funcionários para o estado como empresas de vigilantes? pois vi que ele se queixou da arrecadação do Estado que estava complicado, mas quer contratar empresa pra tirar as vagas dos concursados, só um sego não ver que eles querem fazer isso para através dessas benditas empresa colocar os deles por trás,secretário lembre-se que antes do senhor ser secretário o senhor foi eleito pelo povo para representar-los então se foi formada uma comissão em nome dos concursados não espere que, se o senhor começar a pisar na bola contratando temporários para as nossas vagas espere que vamos aplaudilo ou ficar lambendo botas atráz do governo que ai está.
Sendo esta comissão ou outra ou mesmo um concursado apenas esperamos no mínimo o seu respeito para com a nossa causa.
Espero que tire minha duvida Emilio, vc está fazendo um belo trabalho nos representando muito obrigado valeu mesmo.

Lucimar disse...

É uma pena que tenhamos que resolver as coisas no grito. Infelizmente! Vamos a luta protestar pelos nossos direitos.Marquem a data que estarei lá.

Anônimo disse...

esse babaca pensa que todos são como ele um rato na politica, alem do mas quem dera o emilio na politica, este secretario esta acostumado tirar proveito da situação e pensa que todos são iguais me da nalseas quando penso na situação deste governo que não percebe que por tratar assim a situação dos concursados a aninha se lascou, sacanea mais espera o troco o que queremos e nosso direito, o que não é nem um favor cria coragem e tira os temporarios faz o certo jateninho quer as minha causa emprestada, pede uma acessoria do emilio.

Anônimo disse...

a pior coisa é saber que colegas nossos professores que estam efetivos na seduc aceitam trabalhar em carga horária de 270h, 280h. eles deveriam nos apoiar, mas por ganamcia nao querem nem saber.

Anônimo disse...

Agradeço o empenho de todos que fazem parte da ASCOMPA. Estou realmente chocada e frustrada com todo descaso das autoridades responsaveis pelas contratações no Estado. Governador, Sec. de Adm,etc. Covil de lobos,que desrespeitam nossos direitos. Quem dera todos tivessem que passar por concursos públicos rigorosos p/ assumir tais cargos tão importantes. Assim saberiam como nos sentimos,o sofrimento p/ ser aprovdos a espera angustiante da convocação. Que martirio. Mas, confio em Deus e na ASCOMPA que todos seremos convocados. Mesmo que tenhamos que continuar nos expondo reivindicando nas ruas nossos direitos. Deveriamos fazer o mesmo e convocar toda a população p/ protestar contra o aumento absurdo dos salarios dos deputados. Porque eles se acham melhores que todos nós? Porq são dignos de salarios exorbitantes e nós temos que sobreviver com salarios irrisórios ou ficarmos desempregados? Estou com uma sensação de REVOLTA. Essa é a palavra: REVOLTA. Admiro a população do Egito que unida protestou contra seu governante. Somos em geral muito passivos.Precisamos nos unir e protestar mais e mais até sermos ouvidos e atendidos. Abraços e que Deus nos abençoe!

alexandre disse...

Ja Basta, mas uma vez esses "Partidozinhos" da Direita, demonstra a falta de incompetência, a burrice em gestar, e adorarem subalternos dos Temporários e Contratados, onde ficam huminhando a maioria deles, como demostraram ao longo da história do Pará, foram 16 anos e há que eu diga 21 anos de Temporários, jogados no meio da rua pela incompetência, humilhados, e quem teve que fazer isso o PT pq la estava o MP, de verdadeira incompetência e ingestão no setor público. Rasgam a CONSTITUIÇÃO, e o MINISTÉRIO PÚBLICO NAO FAZ NADA, só guando entra o PT, Assim foi com o Edmilso na Prefeitura, la estava o MP, assim foi com a Ana Julia la de novo estava o MP, exigindo concurso, nomeação, tempo, multa (se nao me falta a memória de 40 milhões) e agora entra esses partidozinhos da direita e cade o MP. Não vou ser chamado

MAIS SO VAI SER 4 ANOS, QUE VOU VER AQUELE SORRISO FALSO, ISSO É ATÉ UM ELOGIO PARA O JATENE

Anônimo disse...

1º Agradecer as Pessoas que estão à frente dessa Luta.

2º O que mais desanima é que nem tocam no c-126...

Fato é que Nao podem mais adiar, adiar, adiar, visto que já foi homologado e restam apenas mais 1 ano e pouco!

Nomeação já!